quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SER HUMANO



Por Raphael Reis

A imagem era a de um caos naqueles metros quadrados: lixo esparramado por todo lado, bichos asquerosos e odor fétido. À noite tudo isso parecia ainda mais aterrorizante, mais intenso.
Percebi uma barata, cascuda, ziguezagueando à procura de migalhas e insetos mortos. Logo, teve que fugir de uma perseguição de insistentes pisadas. Tonta, conseguiu se esconder atrás de umas sacolas cheias de material orgânico. Para minha imensa surpresa ou loucura, presenciei uma metamorfose: a barata se transformara em uma imensa e repugnante ratazana.
Como ratazana, passou a devorar com voracidade todo aquele lixo, e havendo tentativa de alguém acuá-la, respondia ferozmente com seus dentes amarelados em posição de ataque.
Um grupo de garotos que passava por aquele viaduto reparou na ratazana e começaram a correr atrás dela, dando-lhe pedradas, ora acertando em sua cabeça, ora acertando em suas patas. Já cansada de correr, machucada em todo o corpo, caiu ofegante. O golpe fatal foi uma bastonada de ferro na cabeça – o sangue correu pela calçada.
Foi aí que percebi que estava sem meus óculos. Os procurei desesperadamente em meu paletó, colocando-os de imediato.
Meu Deus! Não era barata nem ratazana; era um homem! Horror! Horror!

RAPHAEL REIS é mestrando em Educação (UFJF), especialista em Políticas Públicas (UFJF) e graduado em História (UFJF). É autor do livro «Contos que Machado de Assis e Jorge Luis Borges Elogiaram» e editor da Revista Encontro Literário (ISSN 2237-9401, revistaencontroliterario.blogspot.com).




Copyright 2013 (c) - Todos os direitos reservados ao autor. Esta obra é parte da coletânea 15 Contos+ Volume II, Helena Frenzel Ed. e está licenciada sob uma Licença Creative Commons 2.5 Brasil. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Um comentário:

Caro(a) Leitor(a), lembramos-lhe que comentários são responsabilidade do(a) respectivo(a) comentarista e informamos que os mesmos serão respondidos no local de postagem. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Volte sempre, saudações!